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SHOWROOM HOURS

Mon-Fri 9:00AM - 6:00AM
Sat - 9:00AM-5:00PM
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NORMAS CIENTÍFICAS

Confira os Prazos

Período

Descrição

Até 30 de Setembro de 2016 Limite submissão trabalho
10 de Outubro de 2016 1ª Divulgação de resultados de trabalhos enviados
Até 14 de Outubro de 2016 Limite para envio de correção, caso o trabalho necessite de correções
18 de Outubro de 2016 Resultado Final da avaliação dos trabalhos

Resumo das Normas

ENVIO DE TRABALHO: Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário online. Acesse aqui o formulário.

AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal submete o trabalho.

COAUTOR: Apenas o autor principal pode indicar os coautores e orientador do trabalho. Os coautores têm que estar cadastrados no site do evento e serem adicionados na plataforma no momento da submissão do trabalho, já o nome do orientador tem que ser digitado no campo específico na plataforma. Caso esse procedimento não seja seguido, não será possível a inserção posterior e os nomes não constarão no certificado de apresentação do trabalho, tão pouco na publicação dos ANAIS.

DATA DE ENVIO DE TRABALHO: Impreterivelmente até meia-noite de 30 de Setembro de 2016 (horário de Brasília).

IMPORTANTE: Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos enviados por e-mail.

IDIOMAS: Português.

MODALIDADE: Comunicação Oral e Pôster.

Comunicação Oral e Pôster: Submissão em resumo expandido.

IMPORTANTE:  O autor poderá indicar a forma de apresentação pretendida, porém, à comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado.

GRUPOS DE TRABALHO (GT): Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas um dos grupos de trabalho.

ARQUIVO DO TRABALHO: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.

IMPORTANTE: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

DATA E HORÁRO DE APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definidos e divulgados no site do evento.

MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES: Não será permitida a inserção de participantes na plataforma online após a submissão de trabalhos, sejam eles autores, coautores e/ou orientador.

MODIFICAÇÃO DE ARQUIVO DE TRABALHO: Não será permitida a troca de arquivo na plataforma online após a submissão do trabalho.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos para o VIII FIPED devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

Grupos de Trabalho

Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas um dos eixos temáticos relacionados abaixo:

  • Grupos de Trabalho
    • GT1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
    • GT2 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
    • GT3 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
    • GT4 – MOVIMENTOS SOCIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO
    • GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE
    • GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS
    • GT7 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE
    • GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES
    • GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
    • GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
    • GT 11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO E MILITÂNCIA
    • GT 12 – PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PEDAGOGIA INTINERANTE E PEDAGOGIA DA TERRA (OUTRAS PEDAGOGIAS)
    • GT 13 – EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
    • GT 14 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
    • GT 15 – EDUCAÇÃO, ANCESTRALIDADE E AFRICANIDADES
    • GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
    • GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL
    • GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
    • GT 19 – EDUCAÇÃO POPULAR E JUVENTUDE
    • GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    • GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
    • GT 22 – HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
    • GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA
    • GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
    • GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)
    • GT 26 – TRABALHO E EDUCAÇÃO
    • GT 27 – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E DECOLONIALIDADE
    • GT 28 – SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
    • GT 29 - EDUCAÇÃO SOCIAL E CIDADANIA
    • GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS
    • GT 31 – EDUCAÇÃO E SAÚDE
    • GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
    • GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
    • GT 34 – EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
    • GT 35 - CULTURAS INFANTIS E A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    • GT 36 – PARFOR
    • GT 37 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
    • GT 38 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    • GT 39 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE
    • GT 40 – METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA
    • GT 41 – ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
    • GT 42 - COTIDIANO ESCOLAR E PLANEJAMENTO DE ENSINO
    • GT 43 – ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
    • GT 44 – UNIVERSIDADE E O ENSINO SUPERIOR
    • GT 45 – VIOLÊNCIA ESCOLAR E ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
    • GT 46 – LUDICIDADE, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO
    • GT 47 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL
    • GT 48 – PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL
    • GT 49 – SAÚDE MENTAL E APRENDIZAGEM
    • GT 50 – ÉTICA E PROFISSÃO DOCENTE

Inscrição

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 3 (três) participantes ( autor, coautore e orientador).

PREENCHIMENTO DO RESUMO NA PLATAFORMA DE SUBMISSÃO: No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 4 (quatro) palavras-chave.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o autor e os co-autores deverão estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada.

CONTEÚDO E DIREITOS AUTORAIS: O conteúdo expresso nos trabalhos submetidos para o evento são de responsabilidade do(s) autor(es), co-autor(es) e orientador devendo os mesmos observarem as normas científicas e as especificidades para as modalidades disponíveis (comunicação oral e pôster). A Comissão Científica e Organizadora não se responsabilizam pelo conteúdo e inserção de autoria dos trabalhos propostos. É indicado, ainda, observar a legislação referente à "gestão coletiva de direitos autorais" (BRASIL, 2015).
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8469.htm

Comunicação Oral

O participante deverá enviar um resumo contendo no máximo 500 palavras, de 3 a 4 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

O Resumo Expandido é uma versão condensada de um trabalho no qual os principais pontos são destacados. Resumo expandido não é um resumo longo.

ESTRUTURA DO RESUMO

O texto deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 6 (seis) páginas (incluindo referências). Margens superior e inferior de 3cm, esquerda e direita de 2cm.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12. Especificar, em nota de rodapé, a origem do trabalho (projeto de pesquisa, extensão, trabalho curricular ou outros).

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas com as iniciais maiúsculas, centralizados, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12 e negrito.

Formação ou titulação do(s) autor(res): abaixo de seus respectivos nomes, centralizado fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, sem negrito.

Afiliação do(os) autor(es): abaixo da titulação do(s) autor(es) inserir nome completo da instituição de origem.

Resumo: Deve ser elaborado em fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10, justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, com o título em negrito e centralizado. Deve conter no máximo 500 palavras.

Palavras-Chave: No mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) palavras-chave, separadas por ponto.

Texto: Deve ser dividido conforme a natureza do trabalho e o plano de escrita do próprio autor. Mas recomenda-se que tenha as seguintes divisões: Introdução (Justificativa e objetivos), Desenvolvimento (Uma seção para Revisão de Literatura e outra para os Resultados e Discussões). Podendo, também, incluir tabelas, gráficos ou figuras). Conclusão e Referências.

Os autores deverão submeter os seus trabalhos de acordo com as exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando as edições mais recentes, a saber:

  1. NBR 6022 - Artigo Científico;
  2. NBR 10520 - Citações;
  3. NBR 6023 - Referências;
  4. NBR 6028 - Resumo;
  5. NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: COMUNICAÇÃO ORAL (*.doc)

Pôster

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, 3 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

O Resumo Expandido é uma versão condensada de um trabalho no qual os principais pontos são destacados. Resumo expandido não é um resumo longo.

ESTRUTURA DO RESUMO

O texto deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 6 (seis) páginas (incluindo referências). Margens superior e inferior de 3cm, esquerda e direita de 2cm.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12. Especificar, em nota de rodapé, a origem do trabalho (projeto de pesquisa, extensão, trabalho curricular ou outros).

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas com as iniciais maiúsculas, centralizados, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12 e negrito.

Formação ou titulação do(s) autor(res): abaixo de seus respectivos nomes, centralizado fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, sem negrito.

Afiliação do(os) autor(es): abaixo da titulação do(s) autor(es) inserir nome completo da instituição de origem.

Resumo: Deve ser elaborado em fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10, justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, com o título em negrito e centralizado. Deve conter no máximo de 500 palavras.

Palavras-Chave: No mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) palavras-chave, separadas por ponto.

Texto: Deve ser dividido conforme a natureza do trabalho e o plano de escrita do próprio autor. Mas recomenda-se que tenha as seguintes divisões: Introdução (Justificativa e objetivos), Desenvolvimento (Uma seção para Revisão de Literatura e outra para os Resultados e Discussões). Podendo, também, incluir tabelas, gráficos ou figuras). Conclusão e Referências.

Os autores deverão submeter os seus trabalhos de acordo com as exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando as edições mais recentes, a saber:

  1. NBR 6022 - Artigo Científico;
  2. NBR 10520 - Citações;
  3. NBR 6023 - Referências;
  4. NBR 6028 - Resumo;
  5. NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: PÔSTER (*.doc)

Apresentação de Trabalho

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o pagamento da inscrição do autor principal e dos co-autores deverá estar regularizado até a data limite da última chamada. Os autores apenas poderão submeter trabalhos na forma de Resumo expandido.

COMUNICAÇÃO ORAL: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

ESTRUTURA DO PÔSTER

Identificação:

  1. Título do trabalho (idêntico ao do resumo aceito). Fonte: Arial, 66, negrito e centralizado.
  2. Nomes do(s) autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro. Fonte Arial, 32, negrito e centralizado.
  3. Instituição de origem. Fonte Arial, 32, caixa alta, sem negrito e centralizado.

Texto:

  1. INTRODUÇÃO – Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  2. OBJETIVOS - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  3. REVISÃO DE LITERATURA - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  4. METODOLOGIA - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  5. RESULTADOS - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  6. CONCLUSÃO - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  7. REFERÊNCIAS - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.

Modelo de Fixação: Livre, mas a preferência é com cordão para pendurar.

Formato recomendado: 90cm X 120cm.

O uso da logomarca do evento é obrigatório. Citações e referências conforme normas da ABNT.

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO:

COMUNICAÇÃO ORAL:   15 MINUTOS (sendo 10min para apresentação e 5min para arguição).

PÔSTER:  2 HORAS.

Avaliação

NORMA: À Comissão Científica reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.

MUDANÇA DE ÁREA TAMÁTICA E MODALIDADE: À comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site.

AUTORIDADE: À Comissão Científica reserva-se o direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

Certificado

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento.

FORMATO: Serão disponibilizados apenas no formato online no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS: Na ÁREA DO PARTICIPANTE no ícone DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS.

EMISSÃO DE CERTIFICADOS: O CREDENCIAMENTO, A ASSINATURA DAS LISTAS DE PRESENÇA DAS ATIVIDADES E O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO DO AUTOR PRINCIPAL E COAUTORES SÃO OBRIGATÓRIOS PARA QUE SEJAM EMITIDOS OS CERTIFICADOS.

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